Amigos do Escritos, por estes dias recebi este presente da minha queridíssima amiga Gracinha Lacerda.
Ela simplesmente, com toda sua cultura e delicadeza (para comigo), formulou questões minuciosas para que o texto abaixo, fosse interpretato por seus alunos.
Querida amiga, não houve palavras para tal ato, só reconhecimento , alegria e orgulho (sem arrogâncias) - e que só fez deixa esta que vos fala , MUITO lisonjeada .
Obrigada
Alguém se habilita a responder? Tem que quebrar a cabeça, viu gente... Porque nem eu mesma, autora do texto, consegui ainda. rs
BAÚ VAZIO
Talvez na outra linha
Não tenho mais verbos, nem adjetivos, nem pronomes. Nem advérbios, nem preposições.
As orações ficaram todas insubordinadas e os substantivos indecentes.
Comecei a gritar pelas frases feitas, mas elas não vieram porque sabem que eu não as suporto. Nem mesmo para substituir elas servem.
Clichês e chavões pairavam sobre minha pobre cabeça poética, desarrumada e (talvez) vazia.
Decidi que o ponto final seria meu conselheiro e os dois pontos concordaram:
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By Lu Cavichioli
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Amiga,
Conforme havia prometido, eis a minha promessa cumprida...
INTERPRETAÇÃO DE (seu belo)
TEXTO:
Alunos: 9º Ano do Ensino Fundamental e 1º a 3º Anos do Ensino Médio
Escola: Estadual Presidente Bernardes
Professoras:Denise Goulart, Marília Silva, Goretti Oliveira e Graça Lacerda
QUESTÕES
1. A autora Lu Cavichioli (SP) trata, com muito brilho e propriedade, de uma parte da Gramática Normativa da Língua Portuguesa. Que parte da gramática inspirou a autora, nesse texto? ______________________________________________
2. Utilizando-se de dois prefixos comuns - indicadores de antonímia - (figura que estabelece uma relação de sentido entre dois lexemas, ou seja, uma relação semântica de oposição), Lu Cavichioli reflete seu grito de vazio utilizando-se criativamente de dois adjetivos. Essas duas palavras são:
a)_________________________
b)_________________________
3. Com muita sutileza, há no texto indícios de que a autora pertence à restrita classe daqueles que possuem "classe", estilo, grandiloquencia. Que frase revela esta afirmação?__________________________________________________
4. Abstendo-se de valer de obviedades e das coisas corriqueiras da língua, o poeta vale-se de sua criatividade para escrever seus poemas. É sabido que o jogo de palavras e pensamentos configuram singularmente esse universo. Quais são as duas palavras usadas pela autora do texto para caracterizar o vazio, colocando sérios impedimentos à sua criatividade?
a)_________________________
b)_________________________
5. Lu Cavichioli fecha com maestria e originalidade seu poema. Encontre a figura de alegorias que isso representou para o fechamento do texto: _________________________________________________
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Sugestão de leitura e interpretação. Poderão ser acrescentadas outras questões.
Bom, eu acho que não me sairia tão mal na interpretação desse texto, embora a primeira questão tenha me embaralhado. As demais, acho que consegui.
ResponderExcluirPassarei, eu, no ENEM? Rsrs... É verdade, fiz a inscrição, só me falta expulsar a preguiça no dia da prova para a qual não estudei vírgula que seja.
Muito boa a ideia da Graça.
Beijo!
Oi, Lu,
ResponderExcluircomo vi que você já havia repostado aqui sua interpretation, já postei novidades lá nos Botões, OK? Sobre a minha série Cartas de Amor de famosos.
E aproveito seu belo espaço, miga, para te convidar tb - e a todos os seus amigos - para me darem a honra de ver minha entrevista concedida à Revista PALAVRA FIANDEIRA, do brilhante escritor e amigo Marciano Vasques, aqui:
http://palavrafiandeira.blogspot.com.br/
Sua avaliação é preciosíssima.
Obrigada.
Abraços, queridona!!
Ah, e obrigada, Milene, por considerar boa minha a ideia. Abraços a ti!
ResponderExcluirGenteeeeee, eu respondi e acertei todas!!! COIDELOCO!
ResponderExcluirE aí, ninguém mais se habilita? Cadê o pessoas das letras?
To esperando, façaofavor!
bacios
E aí Milene, manda as tuas respostas! To aqui (sentada já, rs)esperando!
ResponderExcluirbacios
Vamos pedir à Graça para dar-nos o gabarito. Além do lindísimo poema, aprendemos um pouco mais sobre a língua pátria.
ResponderExcluirOi Marco, nada de gabarito, pode responder... rsrs!!
ResponderExcluirObrigada pela presença, tá?
Manda as respostas pra gente.
bj
Gracinha, o povo não fez a lição de casa! Manda anotação na caderneta kkkkkkkk
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