Todos os Direitos Resevados à Lu Cavichioli

Creative Commons License Todos os trabalhos aqui expostos são de autoria única e exclusiva de Lu Cavichioli e estão licenciadas por Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License. Não comercialize os trabalhos e nem modifique os conteúdos Se quiser reproduzir coloque os devidos créditos

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Artigo de Utilidade Pública

Amigos do Escritos fuçando em meus arquivos encontrei esse artigo que escrevi há alguns anos, justamente para contar o problema que tive e que sanei, por conta da própria dedicação. Justamente porque se assim não fosse, todo o trabalho feito por minha dentista e todo o sofrimento que passei iriam por água abaixo.

Por conta disso e por considerar de grande valia, é que exponho o texto para vossa apreciação.

Cuide de sua gengiva - evite a doença periondontal

A maioria das pessoas não gasta nem 3 minutos para escovar os dentes. Alguns passam somente o fio dental, enxáguam e acham que foi o suficiente. Pobre coitados!

Nem desconfiam que a grande vilã investe silenciosamente. Estou falando da temida placa bacteriana, que aderida ao dente faz estragos, às vezes, irreversíveis.

Não vou aqui generalizar e dizer que todos, um dia, terão esta doença. O importante é que haja conscientização para uma higiene correta e assim evitar maiores problemas.

É sabido que existe uma predisposição, principalmente genética, para se desenvolver a doença. Que pode ainda estar associada à baixa resistência, a alguns medicamentos e alterações hormonais.

É preciso distinguir gengivite de doença periodontal.
Na gengivite não há perda óssea, porque a inflamação atinge somente a gengiva. Já no caso da periodontite há o comprometimento dos tecidos periodontais que ficam ao redor dos dentes e que são os responsáveis por sua fixação. Quando o processo inflamatório (gengivite grave) chega a esses tecidos acontece a perda óssea que acomete a raiz do dente.

Alguns sinais característicos da periodontite:
• Sangramento espontâneo na escovação ou uso do fio dental
• Alteração na posição dos dentes
• Mobilidade
• Edema e dor

Como prevenir:

Removendo a placa bacteriana através de uma boa higiene bucal doméstica e limpezas periódicas com seu dentista.

Como tratar:

Faz-se a remoção da placa bacteriana atravésde raspagem e alisamento da raiz. No caso dos instrumentos de raspagem não atingir toda a área comprometida, indica-se a cirurgia para facilitar o acesso.
Não esqueça:

HIGIENIZAÇÃO BUCAL DIÁRIA
LIMPEZA COM PROFISSIONAL DE 6 EM 6 MESES

Texto Lu Cavichioli
Apoio Dra Adriana Zerbinatti (cirurgiã dentista e periodontista)

9 comentários:

  1. Amiga Lu, gostei muito do teu layout.
    Estás linda na foto.
    Quanto ao post, como tu dizes, é realmente de utilidade pública.
    Um grande abraço. Tenhas uma linda semana.

    ResponderExcluir
  2. Um texto muito importante no alerta para a doença.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Eu não demoro muito pra escovar os dentes não, sou ré confessa. Mas passo o fio dental e escovo sempre, é um ritual.

    Boa abordagem, caríssima.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Como estou na terceira dentição, minha higiene gengival é feita com bochecho de vodka marca XIPAN. Mas vendo este teu sorriso que nasceu do meu indriso e mostra o dente do siso (imaginar é preciso)... vou rapidinho comprar ações da Colgate e vender as do Chocolate.
    Beijo nas bochechas, moça-propaganda!

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkk RR, vc é um fenòmeno, meu caro!
    Mas falando sério, eu entrei mesmo em umas neuras por causa da gengiva. Mas agora to legal.

    Ah, o bochecho diário com a água que passarinho não bebe mata o bicho... Já dizia meu avô! rsrs

    bj nas mãos e outro na bochecha... kkk fiquei com inveja.

    ResponderExcluir
  6. Oi Dilmar, o assunto é bom e as pessoas deveriam se preocupar mais.

    É saúde, né?
    bj e obrigada por comentar

    ResponderExcluir
  7. Isso mesmo Mi, a coisa é mesmo um ritual! Valha-me Deus :(

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lu, revendo alguns textos meus, cliquei no teu comentário deixado e encontro este texto no teu blog, um ótimo e verdadeiro serviço de utilidade pública! Parabéns pela iniciativa de ajudar a muitos.

    grande beijo.

    ResponderExcluir

Bem vindo ao Escritos na Memória

Deixe seu comentário, eu gostaria imensamente saber tua opinião

Obrigada