Todos os Direitos Resevados à Lu Cavichioli

Creative Commons License Todos os trabalhos aqui expostos são de autoria única e exclusiva de Lu Cavichioli e estão licenciadas por Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License. Não comercialize os trabalhos e nem modifique os conteúdos Se quiser reproduzir coloque os devidos créditos

quinta-feira, 28 de junho de 2012

O Cajueiro, a Sinhazinha e o Novelo de Lã


*Quem conhece minha literarura sabe que viajo através do fantástico mundo surreal e este causo (desta contadora de histórias), é prova disso.*


(uma parábola sertaneja/florilégio daquelas de arrepiar assombração)

Todas as tardes  a Sinhazinha sentava-se à sombra do Cajueiro e ali ficava cirandando metonímias e desenhando estátuas de papel.
Tinha dias que ficava em sua cadeira de balanço, fincada ali no alpendre olhando lagartas comedoras de samambaias.






A SINHAZINHA





 QUE VIROU PÁSSARO MUSICAL
 



 



De noite o cajueiro se disfarçava em silêncio inquieto enquanto a Sinhazinha se confundia com notas musicais e o novelo de lã virava borboleta.

O Cajueiro pensava que tinha brilho próprio porque todos que passavam pela estrada do rancho paravam ali pra admirá-lo.






O CAJUEIRO
 
O novelo de lã que era borboleta confundia-se  com teias de aranha e a Sinhazinha virava bem-te -vi , pulando em pianos afinandos.


O NOVELO DE LÃ QUE VIROU BORBOLETA
 
 
 
Sinhazinha tinha um filho que era tocador de viola e escrevia cartas de amor para as nuvens. De quando em vez cismava e montava em seu alazão com chicote, cantil e sonhos de poeta golpeando na espora, o seu galope certeiro sem olhar pra trás. Quando isso acontecia, ela ficava na janela de cotovelos apoiados e mãos no queixo acenando saudades, e vendo homens com asas de anjo. Então ela chorava, buscando acolhida no cajueiro que marcava encontros noturnos com a borboleta que era novelo de lã.


FILHO DA SINHAZINHAIlustração: Juraci Dórea.
 
 
Certa noite, lá pelas bandas da cidade, bem longe da casa de Sinhazinha, eu tomava meu velho e bom uísque no único bar local quando ouvi alguém gritar: -“Valha-me Deus”! Então numa fração de segundos eu me virei  olhando para a entrada  dando de cara com uma figura sinistra.

Parado feito abóbora macabra em dia de halloween o homem olhava a todos com certo olhar debochado e cínico. Sem demora tomei um trago que desceu meio torto e fui logo perguntando ao jagunço Cabralzinho quem era a figura.

O CURANDEIRIO
 
 

Cabralzinho era homem queimado de sol e pele craquelada. Usava um chapéu amarelado que encobria sua juba encaracolada e fedida. Da sua boca saia alguns sons fétidos e a falta de alguns dentes lhe conferia um sorriso esquelético. Foi aí que ele me disse: ´-“Esse cabra é o curandeiro que mora em Rio das Pedras... O moço num cunhece?”
JAGUNÇO CABRALZINHO

Balancei a cabeça em tom negativo e pensei comigo: “CURANDEIRO”? ISSO AINDA EXISTE POR ESTAS BANDAS?

De repente a figura bizarra de barba comprida e negra  e rosto sisudo sustentava um capuz com cara de edredon patchwork,  e uma capa amarrada ao pescoço, aproximou-se perguntando por uma tal de Sinhazinha e onde era o rancho dela.
O bar Man desconfiado botou copo e cachaça na bancada sem mesmo o velho pedir e foi logo respondendo inocentemente:
“O rancho de Sinhazinha fica pra mais de algumas léguas depois da Ponte do Chumbinho”(...) Mas pra mor de quê o senhor quer saber?
_Interessa não, filho de um cão! Cala essa latrina antes que eu lhe amaldiçoe e tu vire um sapão daqueles bem verdes e pançudos.


SAPO VERDE E PANÇUDO


Eu saí de fininho e pus-me a correr em direção oposta à que ele tinha perguntado. Depois disso, fiquei  meses sem ter notícias daquele homem que mais parecia personagem de um teatro mambembe.
Fiquei sabendo depois que o homem queria mesmo era conhecer o cajueiro que virou fogueira de São João... Sabe-se lá por quê!?

Ô Coisa esquisita  sô!
Esse causo ainda é contado através dos lampiões de gás do século XXI e de tempos em tempos ainda posso ouvir o som da borboleta voando sobre o cajueiro da Sinhazinha que tecia teias com o novelo de lã enrodilhado na gaiola pendurada na toca do curandeiro.

Dizem que essa historieta virou imagem holográfica e viajou universos.
... Caso estranho esse! Talvez  haja continuação, se eu conseguir desenhar o mapa  astral, escondido sob o novelo de lã que a sinhazinha enterrou ao pé do cajueiro.

By Lu Cavichioli


11 comentários:

  1. Tenho para mim que a continuação está na barriga da lagarta comedora de samambaia. Resta esperar que ela vire borboleta ou mariposa ou bruxa ou fada. Alguma coisa há de sair do casulo.
    Prazer voar com você, menina. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Um conto bem criativo e bom de se ler.
    Beijos.
    Élys.

    ResponderExcluir
  3. Você faz meus pensamentos alçarem um voo inesperado, com esse caminhar. Sinhazinha pintou o belo com aquele novelo de lã. E suas estátuas de papel adquiriram vida. O jeito é esperar que o mapa seja desenterrado (rss). Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Lu,

    fantástico seu conto, garota! Tá com tudo, hein??
    Memórias de seres que habitam florestas... curandeiros, borboletas, jagunços, vc juntou tudo e fez um outro "novelo de lã", caprichado e muito bem conduzido!

    Parabéns!

    *Ah, e sabe que não deixei de dar boas risadas também com esse seu conto??rs...Teve seu lado de humor, uai!

    Bacioss

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkk verdade Gracinha, rimos juntas e caímos até da cadeira.

    bacios

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari, espero que a Sinhazinha acorde e volte pra real. Ela é tão sonhadora...

    Será que haverá um mapa que leva ao tesouro? rs Pode ser... Talvez um capitulo II - vamos ver.

    Obrigada, flor,pela visita e leitura
    bacios

    ResponderExcluir
  7. OI Élys, fico-lhe grata pela leitura!
    abraços

    ResponderExcluir
  8. RR, meu "muso" kkkk - olha que naum é má idéia que o casulo revele seu interior, assim tão cobiçado por olhos humanos.

    Eu também quero descobrir o que há la dentro!

    bacios caríssimo!!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Lu. Adorei o conto e tudo virou vida. Vamos esperar a continuação! Parabéns! Obrigada pela carinhosa visita. Adoro vc!! Bjos e feliz semana.

    ResponderExcluir
  10. Lu , minha querida !
    adorei seu conto . viajei junto com ele . achei incrivel sua habilidade para conduzi-lo de uma maneira bem humorada ,e a mesmo tempo salpicando poesia nas sequências .

    De minha parte adoraria ler a continuação (ficarei atento)

    Um beijo Gigante pra você !

    ResponderExcluir
  11. Cidinha e Moisés, queridos

    Esse conto veio (acho) do além... ele é muito louco e cada vez que leio, fico mais indignada com minhas próprias palavas. rs Mas eu amei que vcs vieram ler e dar suas opiniões.

    Obrigada e meu afeto pra vocês
    bacios aos dois
    :)

    ... Quem sabe o novelo de lã possa conversar com a Sinnhazinha e juntos desvenderam mistérios do cajueiro?! Né? rsrs

    ResponderExcluir

Bem vindo ao Escritos na Memória

Deixe seu comentário, eu gostaria imensamente saber tua opinião

Obrigada