Todos os Direitos Resevados à Lu Cavichioli

Creative Commons License Todos os trabalhos aqui expostos são de autoria única e exclusiva de Lu Cavichioli e estão licenciadas por Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License. Não comercialize os trabalhos e nem modifique os conteúdos Se quiser reproduzir coloque os devidos créditos

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Carta para Clarice Lispector




Queridos amigos, essa postagem tráz até vocês uma carta que escrevi quando participei do concurso A Hora da Estrela. Onde deveríamos escrever uma carta para Clarice em nome de algum amigo querido. Essa carta poderia ser ficticia ou ilustrar algum nome público que tenha participado da vida da escritora.
Descobri então que Ilka Soares era sua amiga particular e foi esse meu ponto de partida.


Elaborei minhas idéias e pesquisei algo sobre sua vida para ter alguma base verídica, o resto eu inventaria. E assim foi.


Participei com muita gente boa, mas não fui a ganhadora embora minha participação já tenha feito o trabalho de vencer. Porque participar já faz a sensação.


Compartlho a carta para apreciação de todos.


Obrigada!



Rio de Janeiro, oito de dezembro de 1960

Clarice amada,

Saudações querida amiga. Escrevo em razão de teu aniversário no próximo dia 10, que completa idade tão privilegiada, onde tudo realmente começa. Pelo menos é o que dizem.

Faço votos que teu regresso ao Brasil seja pleno de felicidade e que tenhas inúmeras realizações.
Com alegria venho convidar-te a pedido de meu amigo e jornalista Alberto Diner, para que assines minha coluna no Diário da Noite. Ontem conversamos muito ao telefone, e ele me dizia do grande sucesso que já é Laços de Família. Inclusive, ele próprio me presenteou com um exemplar.

Ah, Clarice quero te pedir algo, abandona Helen Palmer – revela-te, artista. Tu és Lispector, a Clarice de todos nós.
E olha, tenho mais uma novidade, essa é de arromba, prepara-te: Conhece a Editora Francisco Alves? Pois é, eles estão interessados em publicar teu romance A Maçã no Escuro. Não é bárbaro? Ouvi rumores outro dia na confeitaria do Café Estrela.
Sem mais

abraço-te.

Ilka Soares

4 comentários:

  1. - Pois é... aí está um concurso que realmente puxa pela criatividade em um texto curto. Quem teve ânimo para participar mostrou, só por isso, que é fera.
    - E entre as feras, você deu um belo rugido, tigresa... parabéns! E recomendações à Cy.

    ResponderExcluir
  2. kkkkk TIGRESA!!!!!??? putz...

    Oi Rodolfo, realmente não foi fácil escrever essa carta, mesmo porque não sou fã de Clarice e pouco eu conheço de sua obra. Mas o amor pela escrita levou-me a pesquisar e acabei optando dar meu recado dessa forma.

    Teus coments sempre me incentivam, obrigada mesmo.
    Valeu a lembrança da minha filhota, adoçou minha boca rsrs...

    grande abraço, FERA!

    ResponderExcluir
  3. Pra quem não gosta muito da obra da moça você escreveu uma carta com uma harmonia e tanto!

    Muito bacana, Lu.

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  4. Pois é Mi, eu até gosto da Clarice, mas nunca tive muita afinidade com ela de forma a procurar seus escritos e tal, mas admiro a pessoa que foi e a obra que deixou.

    beijão

    ResponderExcluir

Bem vindo ao Escritos na Memória

Deixe seu comentário, eu gostaria imensamente saber tua opinião

Obrigada