Todos os Direitos Resevados à Lu Cavichioli

Creative Commons License Todos os trabalhos aqui expostos são de autoria única e exclusiva de Lu Cavichioli e estão licenciadas por Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License. Não comercialize os trabalhos e nem modifique os conteúdos Se quiser reproduzir coloque os devidos créditos

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Decidi escrever... E agora?

Um pouco da minha história



Quando resolvi mostrar meus escritos há dez anos eu não conhecia nada sobre o mundo literário e seus mistérios. Eu pensava que era somente a pessoa ler e gostar... Quantos enganos e quantos desenganos experimentei nesses anos.
Apesar disso eu nunca desisti e até achava que escrevia bem. Ora bolas, bem pra quem? Eu não tinha noção de quanta gente boa, ESTRELAS mesmo, já estavam “anos luzes” desta pequena e tímida esfera de luz.

Minha caminhada continuava em busca de aprendizado e oportunidades em mostrar meus escritos , e mais que isso ser comentada por alguém.

Nessa época eu não tinha internet, e ia juntando no baú minhas letrinhas todas empilhadas e que tinham sobre elas apenas um parecer: O MEU! Depois que entrei na vastidão virtual, tomei coragem e decidi espalhar minhas palavras por aí. Comecei então a procurar sites de literatura que me dessem o que eu realmente esperava: INTERAÇÃO.

Eu queria escrever, ler, comentar e ser comentada. E consegui! Lá estava eu toda feliz nesse caminho onde conheci muitos astros de luz própria que ajudaram -me a crescer, a perceber meus erros dentro dos textos e dos poemas que eram piegas, com rimas forçadas sem nenhuma elegância e musicalidade. Aprendi a ver e varrer de meus versos os assanhados clichês e chavões (todos muito cansativos) que empobreciam o lirismo. Se é que havia algum em meus poemas?!

Nessa etapa eu apanhei muito , fui humilhada e desrespeitada em algumas críticas a respeito de meus trabalhos. Aquilo era o fim pra mim.
Gosto das críticas, dos comentários embasados que só acrescentam, mas não de esculachos porque o sol brilha pra todos, ou não?

Na verdade, eu queria ler os trabalhos alheios, aprender com eles e também a fazer os meus comentários. Eu tentava! Escorregava... Mas mesmo assim eu continuava.

Eu tinha que vencer a elitização do site em que (agora) era membro. Deveria escrever a altura dos ditos literatos chefões que ali mandavam e desmandavam sem papas na língua. De tapas em tapas e mais pontapés eu tirava proveito das críticas malvadas e ia lendo, lendo e absorvendo e também escrevendo mais. Conquistei amigos fieis (poucos), o que é normal. E desafetos também, (muitos) o que também é normal.

Percebi que aprender dói e crescer dói mais ainda. Depois de uns dois ou três anos de muita leitura/tapa/crítica/abraço/correção/caindo /levantando eu adquiri uma postura ereta. Ninguém mais ali me subjugava porque eu percebi que podia figurar dentro do clube e meus escritos haviam tomado prumo. Além disso, enxerguei seres humanos que são GENTE e gente que não (supostamente) poderiam ser humanos. DESCOBRI A AMÉRICA? Sim, descobri mais Américas do que poderia supor e, em minha estatura de poeta criei asas e ousei iniciar meu voo pleno sem apoio, sem claudicar e lá se foi a poeta alçar rumos.

Criei meu estilo e ele gira em torno do surreal, da fantasia, da natureza como um todo.
Filosofar sobre o ser humano e suas esquisitices eu realmente não consigo, embora já tenha escrito algo nesse sentido. Mas não é a minha praia.
Hoje, depois de 11 anos voando sozinha, construí sustentáculos para meus músculos de manequim (outrora hirtos).

Creio que atualmente aprendi mais que voos. Aprendi a ler nas entrelinhas e as minhas críticas são baseadas no que aprendi e as faço sem culpa, mas sempre respeitando o limite do outro. Embora essas minhas críticas já me custaram caro em algum momento porque a complexidade do ser humano é sempre um paradoxo. É preciso ter cuidado, justamente porque o livre arbítrio e a tal liberdade de expressão podem te levar a alguns desatinos e o teu nome e a tua figura transformar-se na tal “persona non grata”. .. (Olha a boca no trombone aí.

Enfim, a modéstia existe, mas eu não faço dela minha capa protetora e nem poso de astro porque escrever é uma tarefa árdua e é preciso estudar sempre e ler muito.

O que eu quero é continuar aprendendo com os que sabem mais que eu. Absorvendo tudo aquilo que acrescenta. Se alguém, eventualmente me corrigir eu agradeço e peço bis e assim vou caminhando nessa estrada infinitamente bela, que é a ESCRITA, pois ela faz parte das minhas células.


* fotos - coquetel de lançamento da coletânea poética Re(cantos)de Mim
Biblioteca Antonio Adolfo em São Paulo*
julho de 2008


20 comentários:

  1. Li encantado e feliz, pois é uma alegria ver a realização de alguém, o caminho árduo que percorreu. Certamente, agora será mais fácil e menores serão os obstáculos.
    Parabéns.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Lu Cavichioli, parabéns por sua determinação e pela merecida conquista nos campos da poesia.
    Conhecer sua história é especialmente importante para mim, visto que cheguei há pouco ao mundo da blogosfera, trazendo não mais do que um imenso desejo de escrever e de transbordar em palavras. Posso dizer que ainda estou em busca da minha fala, reconhecendo o terreno onde fincarei estacas e farei minhas construções futuras.
    Suas palavras são um grande incentivo!
    Só posso lhe desejar sucesso e muita inspiração sempre!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. P*A*R*A*B*E*N*S !!!!!!!!!!
    Vc é uma vitoriosa por tudo na vida...sua energia emana através da telinha...sei que vc não é parada e sim eletrizada,kkkkkk,por isso que vences em etapas...E eu aqui só para te elogiar e jogar todos os confetes que mereces.E por cima vc está ai na foto toda linda de azul pedindo remanso para passar.kkkkkkk,LINDA !
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Lu, querida amiga,

    Há tempo que não venho aqui para te abraçar e me sentir abraçada pelas suas letras, que sempre admirei desde que senti e li como a fantasia aflorava naturalmente de sua mente-coração para as palavras que tecia e continua escrevendo cada vez melhor. Seu texto consciente é a melhor prova de que não devemos desistir à primeira "crítica", e sim, continuar para a frente. Seguir em frente não quer dizer que é apra fazer o que os outros, ao fim, querem que você faça, mas, seguir pela linha/estilo que você se sente bem escrevendo. Esse é o segredinho da realidade que vive na fantasia: praticar o que você escreve neste texto persistindo junto com a maré de seu coração.

    Continue, querida, escrevendo e colocando sempre em tela sua arte maravilhosa.

    Beijos, com imenso carinho
    Madá

    ResponderExcluir
  5. Os amigos podem nos auxiliar na construção de nossos sonhos, e nossos mestres podem fornecer-nos o prumo e o cordel; mas compete-nos a responsabilidade de sermos os arquitetos de nós próprios.
    Beijos, arquiteta. Está ficando muito bela a tua catedral.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela realização e que o senhor abençoe cada dia mais teus projetos e sonhos...Hoje e sempre
    Beijos Perfumados
    http://nelmanogueira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Lu
    Estou atrasada na visita e também meio lerda para digitar no teclado.
    Quero te dizer que o seu blog é um primor.Fiquei encantada com o seu relato. Valeu a pena guardar as suas letrinhas no baú e mostrá-las agora.Eu é que aprendo com você
    Eu já notei que tens inpiração de sobra.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Élys meu neo amigo, que bom ver-te aqui?!
    OLha, foi mesmo um caminho árduo por conta dos tropeços (mas quem não os tem)?

    Obrigada em compartilhar -
    abraços :D

    ResponderExcluir
  9. Querida Suzy, seja super e ibim vinda ao mundo da blogosfera. Saiba que as portas de meus blogs sempre estarão abertas pra ti!

    E... Tuas estacas? Ora bolas, já estão fincandas, posto que és uma ótima contadora de histórias. Li sobre tuas travessuras e a de Sofia e me diverti por demais!

    Obrigada pela leitura e parecer!
    Vamos nos falando, ok?
    beijos da Lu =)

    ResponderExcluir
  10. Maga minha amiga de sempre... Que bom ver-te aqui. Sim, faz muito tempo que não nos falamos, mas estou sempre de olho no Flor de Morango. As vezes leio e saio sem comentar... Correrias miga rsrs.

    Ao ler esse meu texto sei que viveu tudo comigo (novamente), mesmo porque você faz parte deste meu caminho.
    Obrigada por tua presença e amizade!
    Meu carinho
    beijos

    ResponderExcluir
  11. RR, empilhar tijolinhos no caminho das letras e fazer nossa própria argamassa faz de nós construtores de sonhos(grande responsa esta) rs
    O segredo é saber fazer a argamassa para subir mais e mais essa catedral!

    Obrigada meu amigo, vc é um grande incentivador de meus trabalhos!
    Grata de verdade!
    beijo :D

    ResponderExcluir
  12. Grata querida Nelma, pela presença e carinho!

    Grande beijo =)

    ResponderExcluir
  13. Querida Elisa, vc deve ser uma doçura de pessoa, pois consegue transmitir através da telinha emoções e uma vontade (grande) em conhecer-te pessoalmente! Mas também nem poderia ser diferen para uma escultora de haikais, né não? rsrs...

    Obrigada minha lindeza, por compartilhar um pouco de minha trajetória pelos caminhos da literatura( que é uma de minhas paixões).

    Um beijo enooorme e terno!
    :D

    ResponderExcluir
  14. Lu,

    que bom que você tomou a decisão, minha amiga, que bom!!
    O mundo da blogosfera, e melhor dizendo, o mundo da Literatura ganhou uma exímia e criativa contadora de histórias surreais e fantásticas...mesmo em forma dos mais belos versos!!
    Não revele a ninguém, mas aprendi a apreciar o surreal não com pintores ou literatos de época, nanão...
    Sabe com quem aprendi a gostar de verdade dessa corrente? com VOCÊ, Lu.

    Então, querida escritora, sinta-se realizada, pois a realização não quer significar coisas acabadas, terminadas, c'est finis...claro que não!
    Em minha opinião, realizar-se nada mais é do que simplesmente PARTILHAR!!!
    E isso você tem feito com maestria, desde que a conheci!

    Abraços,
    Beij\O/ grande, e um agradecimento meu, para que você continue!!!

    ResponderExcluir
  15. Graça, miga linda, você tem sido minha grande incentivadora(sempre) e mestra em (nossas)horas vagas!

    O surreal me fascina olha, eu naum sabia (nunquinha) que fui eu a culpada por vc gostar desse estilo hehehe... Sorte a minha, porque sendo assim viajamos juntas nessas loucuras além de meus neurônios!

    Grata querideza, por sua amizade e sinceridade!
    Te amodoro
    bacio no cuore
    =D

    ResponderExcluir
  16. LU ZINHA!!

    Obrigada por compartilhar conosco um pouco da sua caminhada.

    Vc disse uma frase nesta sua escrita que ficou marcada em mim..crescer doi!!

    Exige determinacao, forca, coragem fe..

    E sei, pelo pouco/muito que te coonheco que estas sao qualidades que nao te faltam.

    Voce escreve lindamenete..ta na sua alma, e tua essencia.

    E um dom divino que Deus te deu. Continua cuidando bem dele, quem sai ganhando somos nos, que sempre somos presenteados com seus belos textos, poemas, poeminis...

    Tudo isso e vc...

    Um beijinho de quem te gosta e te admira!!

    ResponderExcluir
  17. Olá Lu. Que bela história! Tanto empenho e dedicação, vencendo obstáculos e não são faceis, pois na vida sempre há tropeços... Feliz amiga por vc, por sua determinação. Eu procuro espelhar e aprender com pessoas como vc. Vc é uma mulher maravilhosa e vencedora. Desejo sempre sucesso e espero ter o previlégio de ler seus livros. Beijinhos com carinho.

    ResponderExcluir
  18. Que lindo, flor! Gostei demais!! Parabéns!! Bjs

    ResponderExcluir
  19. Querida Marli que bom que vieste, linda!!

    Obrigada pela receptividade e tb por compartilhar um pouco da minha história!

    super beijo de carinho
    =D

    ResponderExcluir

Bem vindo ao Escritos na Memória

Deixe seu comentário, eu gostaria imensamente saber tua opinião

Obrigada