Todos os Direitos Resevados à Lu Cavichioli

Creative Commons License Todos os trabalhos aqui expostos são de autoria única e exclusiva de Lu Cavichioli e estão licenciadas por Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License. Não comercialize os trabalhos e nem modifique os conteúdos Se quiser reproduzir coloque os devidos créditos

terça-feira, 19 de julho de 2011

Re(cantos) de Mim - Um breve olhar


Amigos, ganhei este primor de análise sobre meu livro Re(cantos) de Mim, feito com todo esmero pela Professora e amiga Graça Lacerda

Compartilho com todos
Obrigada minha querida e doce amiga
****************************************************************
Lu, poetiza querida,

tudo que gostaria de dizer a respeito de seus belíssimos poemas está justamente em eles encerrarem uma Virtude que na verdade desses meus anos (mãos dadas com a Literatura), jamais vi uma coletânea como a do Re(cantos)!!
Uma riqueza inigualável! Com recursos linguísticos e estilísticos incríveis, você impressiona e emociona o leitor!
E comprovarei minha tese, numa análise rápida : de um modo geral, poemas modernistas em sua maioria - versos livres e soltos como os seus - e ainda os poemas concretos (que aboliram propositalmente laços sintáticos)...todos possuem um acervo de palavras carregadas de concretude, frieza, e não ousaria afirmar, destituídos de todo de emoção.
Mas você, não, Lu Cavichioli. Seu acervo de palavras é de uma leveza ímpar, bem escolhido no fundo dessa tua alma suave, que conferem BRILHO e ILUMINAÇÃO a seus versos:

pérolas
perfume
anil
aquarela
madrepérola
luminária
prata
estrelas
plumas
vinho
espuma
emoção
crisálida
arabescos
ladrilho
sinfonias
giz
jardim
solstício
névoa
véus
fluidos
bruxas
fadas
pôr do sol
flutuações
colorê
cantigas
segredos
nuance
algodão doce
serenata
templos
cetim
canção
vozes
cantiga
sonata
floresta
porcelana
campos de verão

O que são essas palavras, senão suavidade e leveza??? O valor semântico desse acervo, embora em contextos diferenciados e colocados graciosamente em capítulos, teceram, talvez sem você saber, uma linda e maravilhosa COLCHA DE RETALHOS chamada Re(cantos) de Mim!! Acetinada, bordada, com flores e matizes da mais fina seda e da mais requintada laise importada, de dentro do seu âmago cantante. Foste buscar o mais fino linho dourado para tecer esses versos!
Parabéns, e muito obrigada por promover um concurso entre amigos como forma gentil de presentear esse teu 'livro-obra de arte' envolvente e única.
Não preciso dizer que aprendo muito com você!

Beijos líricos (porque minha alma canta),
Graça Lacerda

4 comentários:

  1. E no projeto "Adormecer e Acordar Palavras" soou mais um toque de alvorada pelo clarim cristalino da nossa amiga Lu. E você, Graça, recrutou-as a dedo!
    Beijos às duas.

    ResponderExcluir
  2. Senhor Jesus!

    O que dizer agora? ...
    Ainda canto.
    ***
    Lu, amiga, as palavras que "acordei" para você,nessa análise (feita com mais carinho que propriamente com o rigor literário!) ainda bailam por entre os jardins ensolarados da Mansão Madrepérola!

    E trago-as como um presente.

    Um olhar - que me deslumbrou.
    Um beijo a você, que mo proporcionou!

    ResponderExcluir
  3. Minha querida e amiga!
    as pessoas não se tornam especiais pela maneira de ser ou agir,mais sim,pela profundidade com que atingem nossos sentimentos.

    FELIZ DIA DO AMIGO!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Um agradável e feliz DIA DO AMIGO para você também, querida Lu!
    Beijossssss

    ResponderExcluir

Bem vindo ao Escritos na Memória

Deixe seu comentário, eu gostaria imensamente saber tua opinião

Obrigada